sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Flor vai pescar num barco ( Alves Redol)

No cais do sul, Chim esperava por Flor para lhe oferecer um chá. Flor vinha com seus amigos: a rã, o cão e o pau. Foram ao bar do Chim e pediram um chá, mas o cão pediu um osso de vaca e o Chim deu-lhe um pau para roer. Flor e seus amigos quiseram ir pescar  depois da conversa que tiveram com o velho lobo do mar. Depois de dar o seu chapéu com uma fita prateada à rã, esta ficou de cinco cores e gorda. Então saltou e foi parar a um campo de futebol e ela disse “Quá, quá” e todas as pessoas fugiram. Resolveu juntar-se aos seus companheiros e juntos decidiram pescar durante a noite. Em vez de pescarem peixe, pescaram a Lua. Perderam-na quando um enorme atum lhes rompeu a rede de pesca. O Sol apareceu e cansados da pescaria todos lhe pediram aquilo que queriam ser...
Rafael Farelo ( 4.º ano)

Alves Redol

ALVES REDOL (Biografia)
          António Alves Redol é um escritor português que nasceu em Vila Franca de Xira a 29 de dezembro de 1911 e faleceu a 29 de novembro de 1969. Filho de um comerciante ribatejano, tirou um curso comercial mas cedo foi obrigado a entrar no mundo do trabalho. Viajou para Angola em busca de melhores condições de vida mas aí deparou com fome e miséria. Quando regressou a Portugal desenvolveu várias actividades, opôs-se ao regime do Estado Novo e inscreveu-se no Partido Comunista.

A nível literário, começou por trabalhar no jornal “O Diabo” e em 1939 publicou o seu primeiro romance “Gaibéus”. A sua obra é muito vasta pois seguidamente surgiram vários romances, contos, peças de teatro, literatura infantil e vários estudos.

Como literatura infantil deixou-nos as seguintes obras:

·         A vida mágica da sementinha (1956)

·         A Flor vai ver o mar (1968)

·         A Flor vai pescar num bote (1968)

·         Uma Flor chamada Maria (1969)

·         Maria Flor abre o livro das surpresas (1970)

A sua obra literária não se caracteriza pela escrita de histórias de ficção mas sim pela abordagem da realidade socioeconómica e de experiências de vida. Ao trazer para os seus romances personagens, temas e situações da vida real, valeu-lhe simultaneamente o êxito junto de um grande público e o ataque da crítica.

Texto elaborado (após pesquisa) pela turma do 4º ano  

inverno quadras

O INVERNO

O inverno chegou
chove sem parar
se fores passear na rua
tens de te agasalhar.

Também vem o frio
todos ficam a tremer
em casa acendemos a lareira
para nos aquecer.

As nuvens brincam no céu
o sol vai-se esconder
fica tudo cinzento
e começa a chover.
Cai granizo e neve
ouve-se a trovoada
não saímos sem guarda chuva
pode vir uma chuvada.

Laura Jesus ( 4.º ano)